MINISTÉRIO PÚBLICO ENVIA FORÇA-TAREFA PARA COARI. LEIA A ENTREVISTA EXCLUSIVA COM O PROMOTOR FLÁVIO SILVEIRA, QUE ATUA NO MUNICÍPIO


O município de Coari, no interior do Amazonas, sempre foi muito visado. O interesse, principalmente dos políticos, deve-se basicamente ao fato de Coari ter uma grande arrecadação: por conta dos royalties da produção de petróleo e gás, o município arrecada há anos uma média de 20 milhões de reais por mês.

Devido à má administração e ao envolvimento dos gestores recentes em acusações e crimes que vão de improbidade administrativa a pedofilia, a população de Coari vem sofrendo com a alternância de políticos no poder. Foi assim com o ex-prefeito Adail Pinheiro, afastado e preso, seu vice Igson Monteiro, que assumiu a prefeitura e renunciou após uma gestão desastrosa, com o ex-presidente da Câmara Municipal e irmão de Igson, Eliseu Monteiro (ambos tiveram suas casas, de uma irmã e da mãe deles saqueadas e incendiadas em 2015 pela população revoltada), com o prefeito-tampão e segundo colocado na mesma eleição que Adail e Igson venceram, Raimundo Magalhães, e recentemente com os filhos de Adail Pinheiro, Adail Filho e Mayara Pinheiro, prefeito e vice eleitos para serem a solução dos problemas de um povo cansado e combalido por tantas decepções seguidas.

Acontece que o prefeito Adail Pinheiro Filho, o Adailzinho, sua irmã, a vice-prefeita Mayara Pinheiro, seu primo, o presidente da Câmara dos Vereadores Keitton Pinheiro, sua tia, a vereadora Jeanny Pinheiro, os outros vereadores da base de apoio do prefeito e o secretariado de Adailzinho vêm sendo alvo de inúmeras denúncias e pedidos de investigação por parte do Ministério Público, representado em Coari pelos titulares da 1ª Promotoria de Justiça, Weslei Machado e da 2ª Promotoria de Justiça, Flávio Mota Morais Silveira.

Em recente denúncia protocolada no Ministério Público, Adail Filho alega estar sendo alvo de um golpe para tira-lo junto com seu grupo político do poder, chamando os envolvidos de integrantes de quadrilha e direcionando uma representação contra o promotor de Justiça Weslei Machado. Adail protocolou a denúncia no mesmo Ministério Público que vem investigando, apresentando denúncias e solicitando que a Justiça instaure processos investigativos contra ele. Ocorre que as solicitações do MP não vêm sendo aceitas, por conta do juiz de Direito de Coari, Fábio Lopes Alfaia, divergir do que solicita o MP, negando-se instaurar os processos judiciais.



Na quinta-feira da semana passada, após Adail Filho acusar o promotor Weslei de fazer parte do golpe orquestrado para derrubá-lo, o Ministério Público decidiu destacar uma força-tarefa composta por 8 promotores para auxiliar os dois promotores de Coari.

Serão dois grupos de trabalho. O primeiro irá auxiliar na regularização do acervo processual da 1ª Promotoria de Justiça de Coari. O segundo grupo vai atuar nos feitos judiciais e extrajudiciais das 1ª e 2ª Promotorias de Justiça.

Leia agora a entrevista exclusiva concedida pelo promotor de Justiça Flávio Mota Morais Silveira, titular da 2ª Promotoria de Justiça de Coari:

Portal do Zacarias:
- Dr. Flávio, por que está sendo instituída essa força-tarefa e quais os resultados esperados a partir do trabalho que será feito por ela?

Promotor Flávio Silveira:
- A Procuradoria Geral de Justiça, capitaneada pelo dr. Fábio Monteiro, nosso procurador-geral, e pelo dr. Pedro Bezerra, nosso procurador-geral substituto, enxerga Coari como uma cidade estratégica e que merece um olhar diferenciado. Então, eles designaram, atendendo a um pleito nosso, meu e do dr. Weslei, oito promotores de Justiça para dar vazão aos trabalhos de Coari. Existe muita coisa errada em Coari e esse grupo de trabalho, essa força-tarefa, vai ter essa finalidade de analisar com mais vigor, com mais acuidade, os procedimentos que existem nas promotorias de Coari. Sobre os resultados, a gente espera que seja dado um retorno para a sociedade a respeito das denúncias que chegam ao Ministério Público, principalmente aquelas que se referem à administração pública, à prefeitura, e que não se restringem apenas à atual gestão, mas também às gestões passadas, afinal as denuncias abrangem também os gestores anteriores. O objetivo, portanto, é dar vazão a esse acervo que já existe nas duas promotorias de Coari e eu espero, tenho fé que nós vamos ter sucesso nessa empreitada.

Portal do Zacarias:
- Em quanto tempo a sociedade pode esperar algum resultado da ação dessa força-tarefa? São muitas denúncias e processos?

Promotor Flávio Silveira:
- Realmente são muitos processos e muitas denúncias. E a sociedade espera, exige uma atuação rápida. Acontece que o tempo que a sociedade espera, exige, da nossa atuação, é diferente do tempo que nós chamamos de "tempo jurídico", que é o tempo que a gente tem que instaurar um procedimento, colher elementos de provas, formar nossa convicção e aí sim, promover ou o arquivamento do procedimento ou o ajuizamento de uma ação. Então é difícil falar, a priori, em quanto tempo vai ter um resultado. Justamente por isso, porque o tempo de uma investigação é diferente do tempo daquelas pessoas que anseiam por uma resposta rápida. Uma investigação demanda análises, ponderações, enfim, não é uma coisa fácil de se fazer. Vai demorar, mas eu tenho fé que os resultados virão.

Portal do Zacarias:
- Já há investigações em andamento? Ou ainda, já há processos instaurados a partir de denúncias feitas anteriormente? Essas também, caso existam, serão agilizadas pelo trabalho dos oito promotores que compõe a força-tarefa?

Promotor Flávio Silveira:
- Há várias investigações em andamento. A maioria sob sigilo e infelizmente não posso repassar maiores detalhes. Basicamente a força-tarefa vai trabalhar em procedimentos extra-judiciais e naquelas ações judiciais um pouco mais delicadas, mais polêmicas, basicamente essa é a função deles. E eles vão atuar acumulando as promotorias de origem deles. O que eu posso adiantar é que nesse momento a gente vai ficar calado, trabalhando, focados. Vamos falar menos e fazer mais. E no momento oportuno iremos divulgar para a sociedade por meio da imprensa o resultado do nosso trabalho.

Fonte: Portal do Zacarias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diário do Beiradão agradece seu comentário