Operação Vetus II: ação nacional coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública inicia apuração de casos de violência contra idosos

 


   Em uma ação coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, as Polícias Civis de todo o país iniciam, nesta sexta-feira (15), a Operação Vetus II, com foco no combate à violência contra idosos. 

                Ao longo das próximas semanas, os profissionais de segurança pública vão se debruçar sobre as denúncias recebidas pelos canais oficiais e instaurar inquéritos relacionados a esses crimes. 

                “As operações coordenadas pelo Ministério em conjunto com as forças estaduais têm sido um sucesso. E com a Operação Vetus, um marco na proteção do idoso no Brasil, não será diferente. Milhares de denúncias vão ser apuradas e os responsáveis por esses crimes gravíssimos serão punidos”, afirma o ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres. 

                Durante a operação, serão apuradas denúncias do Disque 100, canal do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), e de canais locais. O trabalho também prevê a instauração e conclusão de inquéritos, visitas a abrigos e residências de vítimas, cumprimento de mandados e medidas protetivas. 

                A Vetus II faz parte de uma mobilização nacional coordenada e articulada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), por meio da Secretaria de Operações Integradas (Seopi), em conjunto com o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH). Apenas o Estado da Bahia, que realizou operação semelhante recentemente, não participará dessa edição. 

                A apresentação dos resultados será feita após a conclusão da Operação, prevista para novembro. 

                A violência contra o idoso é crime que pode ter pena de dois meses a um ano de reclusão, além de multa. 

Canais para denunciar 

                As denúncias feitas por meio do Disque 100 são gratuitas e podem ser anônimas. Qualquer pessoa pode acionar os serviços, que funciona diariamente, 24 horas, incluindo sábados, domingos e feriados. O serviço cadastra e encaminha os casos aos órgãos competentes. 

Ministério da Justiça e Segurança Pública 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diário do Beiradão agradece seu comentário