Vacina Amazonas: no Outubro Rosa, imunossuprimida em tratamento de câncer de mama toma dose de reforço



Mutirão também é voltado para aplicar doses em profissionais da saúde a partir de 50 anos e pessoas a partir de 60 anos

 

A professora universitária Socorro Rebouças, de 55 anos, que é pessoa imunossuprimida, recebeu a dose de reforço contra a Covid-19 nesta sexta-feira (1°/10), durante o mutirão Vacina Amazonas, no ponto de vacinação do Sambódromo de Manaus. Ela assinalou que a aplicação da terceira dose ocorre na data de abertura do Outubro Rosa, mês de prevenção ao câncer de mama, doença pela qual ela está em tratamento.

 

“É um sentimento de muita alegria, principalmente hoje, quando estamos iniciando o mês de outubro, começamos o Outubro Rosa. Eu sou paciente oncológica, em tratamento de câncer de mama, então essa dose de reforço é importante para todas as pessoas que estão fazendo tratamento contra o câncer e outras doenças de risco. Então o Estado, a prefeitura estão de parabéns por nos proporcionar essa dose de reforço que é fundamental para garantir nossa saúde. Estou muito feliz”, comentou a professora, que atua na Universidade do Estado do Amazonas (UEA). 

 

Imunossuprimidos são pessoas que possuem menor resistência a medicamentos e vacinas, com o sistema imunológico mais debilitado, seja por uma condição genética ou por conta de tratamento de outras doenças, como o câncer. A aplicação da dose de reforço para essas pessoas está liberada 28 dias após receberem a segunda dose. 

 

A 21ª edição do mutirão Vacina Amazonas ocorre nesta sexta-feira e no sábado (02/10), com seis pontos de vacinação abertos em horário estendido montados pelo Governo do Estado e Prefeitura de Manaus. Os outros locais de atendimento podem ser consultados no site da Secretaria Municipal de Saúde de Manaus (Semsa Manaus).

 

Locais de vacinação – Os pontos estratégicos que funcionarão em horário estendido durante esta nova edição do mutirão são: Centro Estadual de Convivência da Família (CECF) Magdalena Arce Daou (pedestre), Centro de Centro de Convenções Prof. Gilberto Mestrinho – Sambódromo de Manaus (drive-thru), CECF Padre Pedro Vignola (pedestre), Shopping Phelippe Daou (pedestre), Studio 5 Centro de Convenções (pedestre) e Sesi Clube do Trabalhador (pedestre e drive-thru).

 

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) e da Fundação de Vigilância em Saúde Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), vai coordenar dois pontos estratégicos: o Sambódromo, onde há 26 postos de vacinação, e o CECF Magdalena Arce Daou, com 16 postos. Os demais pontos de vacinação da Prefeitura de Manaus devem ser consultados no site da Semsa Manaus.

 

Documentação – Para se vacinar, com segunda dose e dose de reforço, é necessário apresentar documento original com foto, CPF e carteira de vacinação. Para os imunossuprimidos, além dessa documentação, um laudo médico ou outro documento que comprove a condição.

 

Quem vai receber a primeira dose deve apresentar, obrigatoriamente, um documento oficial com foto com o número do RG, CPF, comprovante de residência (original e cópia) e Cartão de Vacina.

 

Postos de Vacinação que funcionarão em horário estendido

Dia 1º/10 - Sexta-feira – Das 9h às 21h

Dia 02/10 – Sábado – Das 9h às 18h

 

• Centro de Convivência da Família Magdalena Arce Daou (pedestre)

Avenida Brasil, s/nº, bairro Santo Antônio, zona oeste de Manaus

 

• Centro de Convenções Prof. Gilberto Mestrinho – Sambódromo de Manaus

Avenida Pedro Teixeira, 2.595, Dom Pedro, zona centro-oeste de Manaus

 

• Centro de Convivência da Família Padre Pedro Vignola (pedestre)

Rua Gandu, 119, bairro Cidade Nova, zona norte de Manaus

 

• Shopping Phelippe Daou (pedestre)

Avenida Camapuã, 2.985, bairro Jorge Teixeira, zona norte de Manaus

 

• Studio 5 Centro de Convenções (pedestre)

Avenida Rodrigo Otávio, 3.555, Distrito Industrial I, zona sul de Manaus

 

• Sesi Clube do Trabalhador (pedestre e drive-thru)

Avenida Cosme Ferreira, 7.399, São José, zona leste de Manaus

 

FOTO: Roberto Carlos/Secom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diário do Beiradão agradece seu comentário