CURSO DE CONDUTOR CULTURAL LOCAL DE RIO PRETO DA EVA ENCERRA COM 16 ALUNOS FORMADOS. A CERIMÔNIA DE ENCERRAMENTO FOI NA IGREJA DE CAVACO

Interior/ Cultura/ Rio Preto da Eva 

Na noite da última quarta-feira (20), os alunos do curso de Condutor Cultural Local de Rio Preto da Eva receberam os tão sonhados diplomas, em uma cerimônia de encerramento realizada no Centro Ecumênico Mirante Severiano Mário Porto, a Igreja de Cavaco. O curso foi uma realização da Secretaria Municipal de Planejamento, Agroindústria, Comércio e Turismo de Rio Preto da Eva (Semplactur) em parceria com o Centro Tecnológico do Amazonas (Cetam) e a AmazonasTur. A cerimônia contou com a participação dos estudantes, familiares, professores, e o público em geral. 





O curso teve início no dia 14 de março com 100 horas de carga horária. 16 alunos concluíram a formação e receberam o certificado. Para Viviane Silva, uma das alunas formadas, a sensação é de dever cumprido. “É muito gratificante todo o conhecimento que a gente absorveu. É inexplicável saber que até uns dias atrás a gente não sabia nada sobre a cultura e história do Rio Preto, e hoje em dia a gente consegue contar detalhes dessa história”, disse ela. 


Secretário da Semplactur e professor do curso, Ronisley Martins, disse que agora é hora desses jovens formados botarem em prática tudo o que aprenderam. “Agora eles estão aptos a empreender de forma individual, e também estão aptos ao mercado que é promissor dentro de Rio Preto da Eva. É a primeira turma, nós temos vários atrativos turísticos, vários pontos a serem conduzidos por eles, e nesse momento estão disponíveis pra exercer essa função”, concluiu o secretário. 


Trabalho de Campo - Amazon Bus 


Durante a formação, os alunos tiveram a oportunidade de pôr em prática tudo o que aprenderam em sala de aula e nas pesquisas de campo. Eles foram responsáveis por conduzir os turistas que visitaram o município durante a Festa de Aniversário de 40 anos de Rio Preto da Eva, nos dias 01, 02 e 03 de abril, em um passeio do Amazon Bus, que esteve na cidade nesse período, realizando passeios pelos principais pontos turísticos. 


“Foi muito legal, a gente aprendeu muito sobre os pontos turísticos de Rio Preto, o Cristo por exemplo tem 15 metros de altura e é feito de gesso’, disse Ingrid Lima, aluna formada no curso. 


Homenagens 


Durante a cerimônia de encerramento foi montada uma mesa de homenagens às pessoas que foram entrevistadas pelos alunos no decorrer do curso. Todas as entrevistas foram filmadas e documentadas para que seja elaborado um livro de memórias e história de Rio Preto da Eva. 


Os homenageados foram o prefeito do município, Anderson Souza, Professor Val, Mara Rúbia, Carlos Assunção, Waillem Freitas, Osvaldo Lucas, Elcinei Almeida, Evângelo Navegante, Theure Monteiro e Fausto, tuxaua da comunidade indígena Beija-flor. 


Professor Val deixou um recado para os novos profissionais. “Cuidem da nossa história, cuidem, aprendam e contem a nossa história. O mundo precisa conhecer o Rio Preto através das coisas boas que acontecem aqui”, concluiu.  


FOTOS: Chicão Produções Marques

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diário do Beiradão agradece seu comentário