Fucapi lança editais com verba de R$ 150 mil para apoiar startups e empresas



Após anunciar que assume a gestão da Fundação Centro de Análise, Pesquisa e Inovação Tecnológica (Fucapi) nessa terça-feira (24), a Azione Education lançou dois editais para a seleção de startups para o processo de aceleração e escolha de empresas para incubação dentro da instituição de ensino.

Conforme os editais lançados ontem, dez projetos serão escolhidos para a o programa de aceleração da Fucapi – intitulado Supernova Aceleradora – e receberão investimento de R$ 150 mil cada em contrapartida aos 10% de quotas ou ações do negócio repassadas para a fundação.

Já a Stellar Incubadora vai acolher 30 projetos para incubação de 24 meses. Serão oferecidos como suporte no período: instalações físicas; cursos, seminários e palestras; acompanhamento e orientação para participação em rodadas de negócio; auxílio para busca de financiamento e cadastramento em órgãos governamentais; assessoria em publicidade e marketing; e consultorias nas áreas jurídica, financeira, mercadológica, administrativa e de tecnologias de gestão.

Supernova Aceleradora

O programa de aceleração de startups da Fucapi é destinado a negócios de alto impacto nas áreas de Big Data, Fintechs, Edtechs, IoT, energias renováveis, inteligência artifical, agrotech, biotech, lawtechs, insurance e Telecom. Segundo o edital, startups podem ser definidas como grupo de pessoas à procura de um modelo de negócios repetível e escalável, trabalhando em condições de extrema incerteza e se propondo a utilizar tecnologia como elemento do seu esforço de inovação.

De acordo com o edital, serão escolhidos até 40 projetos para a fase de pré-aceleração e deste grupo apontado os 10 finalistas que participam da aceleração.

Na fase de pré-aceleração (dez semanas), as startups terão, sem ônus, acesso à consultoria jurídica; consultoria contábil; espaço de coworking; identidade visual e; mentorias. A escolha das startups será feita com base em critérios como inovação e tecnologia, equipe, modelo de negócio, mercado alvo e contexto econômico.

As 10 selecionadas para a aceleração (24 semanas) serão as que tiverem os melhores resultados de adesão, consolidação e crescimento do modelo de negócios na fase de pré-aceleração.

Durante a aceleração, além dos benefícios da fase de pré-aceleração, as startups terão: mesas privativas no espaço Supernova; ferramentas de divulgação do negócio; pedido de patente e transferência de tecnologia.

Os projetos de negócios submetidos ao edital devem contar com equipes de no mínimo três empreendedores, que devem ter mais de 18 anos de idade.

As inscrições podem ser feitas até o próximo dia 8 de junho por meio do formulário disponível no site da Fucapi. O resultado será divulgado no dia 26 de junho.

Stellar incubadora

Projetos que visem o desenvolvimento de produtos ou serviços são os com perfil para participar do programa de incubação da Fucapi.

Conforme o edital, as inscrições podem ser feitas até o dia 27 de maio, por meio de formulário. O resultado será divulgado no dia 27 de agosto.

Os projetos participantes serão definidos com base em avaliação com quatro etapas: pré-seleção com avaliação no formulário de inscrição; entrevista; pré-incubação (modelagem de negócio) e apresentação oral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diário do Beiradão agradece seu comentário