Saúde| Pandemia- Janeiro, 12, 2021
Preocupado com a escassez, cada vez mais acentuada, de profissionais de saúde para o combate à Covid-19 nesta fase roxa da pandemia no Amazonas, o deputado Belarmino Lins (PP) vai encaminhar expedientes a UEA (Universidade do Estado do Amazonas) e a UFAM ((Universidade Federal do Amazonas) solicitando a antecipação da colação de grau para os alunos dos cursos de Medicina, Enfermagem, Farmácia e Fisioterapia, para atuarem exclusivamente na luta contra o coronavírus.
Segundo o parlamentar, em 2020 as duas Universidades anteciparam a colação dos formandos dos respectivos cursos por considerarem a excepcionalidade da situação de pandemia vivida pelo Estado na capital e no interior. Na época, a UEA antecipou a formatura de 79 médicos, 28 enfermeiros e 21 farmacêuticos.
A exemplo do que aconteceu em 2020, o deputado entende que as Universidades poderão antecipar a colação de grau dos formandos deste ano, permitindo que os concludentes das áreas de Medicina, Enfermagem, Assistência social e Fisioterapia possam ser contratados, em caráter emergencial, para atender as demandas de saúde neste momento de pandemia na capital quanto no interior.
“Devido ao quadro atual – argumenta Belarmino -, essas Universidades poderão repetir o exemplo do ano passado. Aqueles alunos que já estejam concluindo o processo de internato e estágio, e que estejam prontos para o exercício profissional de médico, enfermeiro, etc, poderão ter suas formaturas antecipadas, receberem seus certificados e se habilitarem perante os respectivos Conselhos para serem contratados, em regime temporário, para atuar imediatamente na luta contra a pandemia”.
Deputado Estadual Belarmino Lins – PP
Assessoria de Imprensa – 99223 6343
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Diário do Beiradão agradece seu comentário