Em audiência com ministro da educação Milton Ribeiro, Átila Lins diz que deverá adiar as provas do Enem leva conta vários fatores relacionados ao agravamento da pandemia da Covid-19 no Amazonas.

Saúde|Enem 2021|Pandemia

Brasília, Janeiro 15 de 2021

O deputado federal Átila Lins (PP) acaba de sair de uma audiência com o ministro da Educação, Milton Ribeiro, com a seguinte impressão, a de que a pasta vai suspender a realização do Enem no Amazonas no domingo, dia 17.

A aplicação das provas no Estado foi suspensa ontem pelo juiz federal Ricardo Sales. Mas a Advocacia Geral da União recorreu da medida.

Átila relatou ao Diário do Beiradão que notou inclinação de Milton Ribeiro de fazer do Amazonas uma exceção no certame nacional.

Por isso, o deputado disse que sugeriu que o MEC faça as provas somente no dia 24 de fevereiro.

A conclusão tirada por Átila Lins de que o ministro deverá adiar as provas do Enem leva conta vários fatores relacionados ao agravamento da pandemia da Covid-19 no Amazonas.

Um desse favores, na avaliação do parlamentar, está pensando mais.

Trata-se do decreto do governador Wilson Lima estabelecendo toque de recolher em Manaus das 19h às 6.

O ministro também, segundo o deputado, mostrou-se sensibilizado com o drama da falta de oxigênio nos hospitais de Manaus e estar de acordo com o decreto do governador.

O decreto deverá ter peso maior na decisão do ministro, caso ele anuncie a suspensão do Enem no Estado, acrescentou Átila, porque estados e municípios têm amparo legal, conforme decisão do STF, para tomarem decisões sobre a pandemia.

Nesse caso, Milton Ribeiro deverá suspender o Enem do Amazonas, por causa da explosão de casos de covid-19 e porque o Supremo Tribunal Federal já conheceu a autonomia dos governadores e prefeitos acerca da doença.

Foto: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diário do Beiradão agradece seu comentário