Ministro de Minas e Energia garante venda dos módulos da bacia do Juruá até 2023

Riquezas- Amazonas- Municipio

O prefeito do municipio de Juruá(AM), José Maria Júnior, participou, nesta terça-feira, 29, de uma reunião com o ministro de Minas e Energia Bento Albuquerque e toda sua assessoria técnica para tratar de assuntos ligados a participação do municipio de Juruá na partilha dos leilões de exploração e os investimentos que serão feitos nos módulos da Bacia de Juruá. O encontro foi viabilizado pelo deputado federal Capitão Alberto Neto(PL-AM).

O bloco, que abrange o município de Juruá, é uma das 13 áreas na Bacia do Solimões estudadas pelo Ministério de Minas e Energia e a Agencia Nacional de Petróleo, que serão, segundo o ministro, vendidas até meados de 2023, trazendo com isso, a certeza de que dias melhores virão para o município de Juruá no que diz respeito a oferta de emprego e geração de renda.

O prefeito Dr. Júnior agradeceu o acolhimento da reunião ao mesmo tempo que reiterou que exploração de petróleo e gás poderá gerar empregos e melhorar a qualidade de vida da população, além da logística de transportes com a capital Manaus e cidades vizinhas.

 

O Ministro de Estado de Minas e Energia, Almirante de Esquadra Bento Albuquerque, cumprimenta o prefeito de Juruá (AM), Dr. Júnior

Maior bacia – O Amazonas tem a maior bacia de gás natural em terra. O campo de Juruá e três outros blocos exploratórios no Amazonas foram leiloados e arrematados pelo Governo Federal recentemente, destacou o ministro do MME, Bento Albuquerque.

O mercado de gás é uma nova matriz econômica para o Estado. “Nós vemos também a importância que este evento vai agregar valor não só a cidade de Juruá como também às indústrias do Amazonas, porque nós temos como contribuir com as nossas indústrias para este setor de petróleo e gás, e podemos interiorizar riquezas para nossa Amazônia”, disse o prefeito Dr. Júnior.

Como ainda não tem uma definição quanto aos royalties ou das participações especiais que o municípios têm direito, o prefeito Dr. Júnior Carlos acredita que o momento ainda seja de cautela. “Precisamos fazer o planejamento para os nossos investimentos de forma consciente, sempre visando um futuro próspero para Juruá. Temos que criar atrativos para buscar novas empresas para se instalarem aqui, pensar em investimentos em segmentos específicos do turismo e atuar de forma responsável garantindo o crescimento da cidade e a qualidade de vida da população”, declarou.

Juruá possui aproximadamente 15,1 mil habitantes em 2020, segundo estimativa do IBGE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diário do Beiradão agradece seu comentário