Rio Preto da Eva: Prefeitura e IBGE se reúnem para tratar sobre a realização do Censo 2022

Interior- Rio Preto da Eva

Na manhã desta terça-feira (19), a equipe regional do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) realizou a primeira reunião de acompanhamento e planejamento para o Censo 2022 em Rio Preto da Eva. 

A apresentação foi feita pelo Coordenador de Área Manaus Norte (Rio Preto da Eva, Presidente Figueiredo e Iranduba), Jessé Miranda, e pelo Coordenador Censitário de Subárea, Lucas Levi Ribeiro, no Auditório da Guarda Civil Municipal em Rio Preto da Eva. Participaram da reunião, representantes da comunidade, Polícia Militar, Defesa Civil, e coordenadores das secretarias municipais. O objetivo é garantir a transparência do processo e o alinhamento das questões práticas do trabalho para o Censo 2022. 

O chefe de gabinete, Marcos Souza, participou da reunião e explicou como a prefeitura de Rio Preto da Eva vai colaborar nesse processo. “A prefeitura vai entrar como facilitador de dados, por exemplo, nas comunidades, nós temos 1.410 quilômetros de ramais georreferenciados, mapas, e esses dados nós vamos disponibilizar a eles, sempre de forma documental através do gabinete”, disse Marcos. 

O posto de coleta de Rio Preto da Eva será montado no Centro Tecnológico do Amazonas (Cetam), na Avenida Governador Conrado Niemeyer, 29, Centro. Mas os recenseadores vão fazer as coletas diretamente nas ruas, nas comunidades, nas casas das pessoas. “Nós pedimos todo o apoio da prefeitura, da população, para que recebam a equipe do IBGE em suas casas. Quando o recenseador passar em seu domicílio, atendam, respondam as perguntas, elas são importantes para a sociedade, todas as informações são tratadas, sigilosas, e os resultados são supervisionados, para que a população de Rio Preto da Eva tenham os dados reais para fazer as políticas públicas e fazer com que a cidade progrida”, disse Jessé Miranda, Coordenador de Área Manaus Norte.

A coleta para o Censo 2022 acontecerá de 01 de agosto a 31 de outubro em todas as cidades do país. Em Rio Preto da Eva, a equipe será formada por 1 Agente Censitário Municipal (ACM), 2 Agentes Censitários Supervisores (ACS) e 23 Recenseadores. O resultado do Processo Seletivo com os nomes dos aprovados para atuarem nesse trabalho será divulgado no próximo dia 20 de maio. Os treinamentos deverão ser realizados em junho para ACM e ACS e em julho para os recenseadores. O Censo 2022 tem como objetivo coletar todas as informações da população, a quantidade de moradores, os domicílios, como essas pessoas vivem, fazer um retrato da população brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diário do Beiradão agradece seu comentário