Bancada do Amazonas se reúne com Lira para discutir eleição na Câmara Encontro de campanha será em jantar na casa oficial do presidente do Legislativo

PODER|Amazonas|Brasil

13/01/2023- Fonte: Antônio Paulo, do BNC Amazonas em Brasília

A nova bancada de deputados federais do Amazonas tem encontro marcado com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), na próxima terça-feira (17), para um jantar em sua residência oficial.

O encontro faz parte da nova estratégia de campanha de  Lira em busca do segundo mandato à frente do poder Legislativo.

Dessa forma, foram convidados os quatro deputados federais reeleitos – Átila Lins (PSD), Capitão Alberto Neto (PL), Sidney Leite (PSD) e Silas Câmara (Republicanos).

Assim como os estreantes na Câmara dos Deputados – Amon Mandel (Cidadania), Adail Filho (Republicanos), Saullo Viana (União Brasil) e Fausto Júnior (União Brasil).

Em 2023, Lira inaugura uma forma diferente de fazer campanha para comandar novamente a casa legislativa. Ao contrário da eleição anterior, em 2021, Lira e os demais candidatos a presidente da Câmara percorreram o país inteiro em busca de votos.

Este ano, com uma candidatura praticamente consolidada, Lira vai reunir todas as 26 bancadas estaduais e a distrital no período de 16 a 30 de janeiro em café da manhã, almoço e jantar.a

Além das bancadas de deputados e lideranças partidárias, Lira também vai se encontrar, nesse período, com os grupos parlamentares que têm peso na Câmara: evangélicos, agronegócio e bancada feminina.

Eleição consolidada

A provável consolidação em torno do nome de Lira se dá principalmente porque o PT, partido do presidente Lula, não vai “bater chapa”. Em vez disso, o partido vai apoiar o atual presidente da casa.


Por outro lado, o PT está querendo a primeira vice-presidência e as comissões mista de Orçamento e a Comissão de Constituição e Justiça.

No entanto, Lira precisa acomodar os demais partidos na sua chapa, se não quiser ter adversários. O PL, do ex-presidente Bolsonaro, com a maior bancada da Câmara, também quer grandes espaços na mesa.

A eleição para presidente da Câmara e todos os cargos da mesa diretora ocorrem no dia 2º de fevereiro, um dia depois da posse dos 513 deputados eleitos em outubro de 2022.

Decano do Amazonas

Segundo o regimento interno da Câmara, o deputado federal com mais mandatos preside a reunião preparatória da posse dos deputados e deputadas e depois presidirá a segunda sessão que escolherá o novo presidente da casa.

Nessa condição, somente o deputado federal do Amazonas, Átila Lins (PSD), com nove mandatos consecutivos.

Portanto, cabe a ele presidir as reuniões extraordinárias e preparatórias nos dias 1° e 2 de fevereiro.

“Para mim, é uma honra ser o decano da Câmara, o deputado com mais mandatos e, em consequência disso, presidir a sessão de posse e sessão que elegerá o novo presidente.

Conforme ele, essa honra é devido ao povo amazonense pelos 32 anos de deputado federal.

“Espero continuar exercendo o meu novo mandato com correção e eficiência, buscandoTb sempre o bem-estar do povo brasileiro e amazonense”.


Foto: Marina Ramos/Câmara dos Deputados

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diário do Beiradão agradece seu comentário