O Deputado Federal Átila Lins foi recebido pelo Ministro Pazuello que garantiu avanços para saúde do Amazonas.

Manaus, 02 de Março 2021



Saúde|Pandemia|Notícias de Brasília 

Na tarde desta segunda-feira, ( 01-03 ) março 2021, fui recebido pelo Ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, onde levei várias reivindicações de interesse do povo amazonense. 

Reivindiquei a aquisição de 100 respiradores para atender 48 

Municípios, 30 que dispõe de um respirador, passariam a ganhar mais dois, 10 que já possuem 2 respiradores, ficariam com mais um respirador e oito municípios que já tem três respiradores, ganhariam mais um. O ministro prometeu atender esse pleito e achou muito justo. 

Outro pleito foi em relação as mini-usinas de oxigênio para atender todos os municípios, já que a metade ainda não dispõe desse equipamento. O ministro garantiu que até o final de março será resolvido. Apelei também para a compra de concentradores de oxigênio para atender esses municípios que não tem usina de oxigênio. Outro pleito importante, foi a liberação de recursos para a implantação de 12 UTI’s no interior do Estado, basicamente nos polos  e sub polos: Parintins, Manacapuru, Itacoatiara, Humaitá, Labrea, Tabatinga, Tefe, Coari , Boca do Acre, Maués, Carauari e Eirunepé. Expliquei que é impossível, nenhum município do Amazonas continuar sem uma UTI. Todos os casos graves são obrigados a serem atendidos em Manaus.

O ministro garantiu que até o início  de abril, o Amazonas terá vacinado a faixa etária de 50 anos em diante, promessa feita no Estado e não cumprida em razão do atraso na entrega das vacinas. Mas, asseverou que tem atuado sempre atendendo de forma excepcional o nosso Estado, agora mesmo na distribuição de novas doses de vacina, o Amazonas ganhou novamente um cota a mais.

O ministro garantiu a implantação de UTI em oito municípios polos. E eu insistir em mais quatro municípios que são subpolos.

Reiterei ao ministro da Saúde, o apelo já endereçado ao ministério, através da Indicação 092/21, para que a vacinação do Amazonas alcance até maio, 1/3 de sua população, cerca de hum milhão e quatrocentas pessoas, para diminuir a intensidade de uma provável terceira onda, que segundo os especialistas pode chegar no Amazonas em maio próximo .

Por fim, reiterei apelos já feitos pelo governo do Estado e prefeituras quanto ao “custo Amazônia “, onde o valor pago a um procedimento médico (cirurgia) feito no interior de São Paulo e o mesmo que se fosse feito no interior do Amazonas, que devido a logística, encarece a sua realização. O ministro alegou que o SUS é nacional e os cálculos são feitos dessa forma. Mas, que já aumentou o pagamento das cirurgias. Agradeci ao ministro Pazuello a atenção dispensada ao nosso Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diário do Beiradão agradece seu comentário