Aleam aprova PL de Belarmino Lins sobre capacitação de professores e funcionários em noções básicas de primeiros socorros

Educação e Saúde| Manaus-Am 


Por unanimidade, a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) aprovou, nesta quarta-feira (6), projeto de lei, de autoria do deputado Belarmino Lins (Progressistas), sobre a capacitação em noções básicas de primeiros socorros de professores e funcionários de estabelecimentos de ensino públicos de educação básica.

De acordo com o projeto, o curso será ofertado anualmente e se destinará à capacitação e à reciclagem de parte dos professores e funcionários dos estabelecimentos de ensino. A responsabilidade pela capacitação caberá aos respectivos sistemas ou redes de ensino.

Ainda conforme o PL, os cursos de primeiros socorros serão ministrados por entidades municipais ou estaduais especializadas em práticas de auxílio imediato e emergencial à população. Cada estabelecimento de ensino da rede pública deverá dispor de kits de primeiros socorros, seguindo orientação das entidades especializadas.


“Estatísticas recentes mostram que acidentes com crianças e adolescentes, tidos equivocadamente como de baixa periculosidade, têm levado muitos jovens a enfrentar sequelas fisiológicas e anatômicas irremediáveis ou ainda, vir a sofrer o malogrado óbito”, diz Belarmino na justificativa do projeto.



O parlamentar observa que, segundo profissionais de saúde, um número expressivo desses acidentes pode ser administrado, tendo suas consequências atenuadas ou anuladas se ocorrer uma rápida prestação de auxílio básico ao jovem ou criança por parte de um adulto previamente treinado em procedimentos básicos de primeiros socorros.



“Sinistros com crianças e jovens tais como engasgamentos, quedas, eventos convulsivos, paradas cardíacas ou respiratórias, afogamento, cortes, queimaduras e exposição a descargas elétricas podem ser administrados de forma eficiente se atendidos imediatamente por adultos minimamente treinados, sejam eles professores, cuidadores ou funcionários do estabelecimento de ensino ou recreação”, afirma o deputado.



Deputado Estadual Belarmino Lins – PP

Assessoria de Imprensa – 99223 6343

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diário do Beiradão agradece seu comentário