Fausto Santos Júnior ressalta a importância do potássio no Amazonas

Brasília|Fevereiro 2023

O parlamentar amazonense explicou as barreiras da exploração do minério para a indústria de fertilizantes no estado em seu pronunciamento

Nesta terça-feira (14), o deputado federal Fausto Santos Júnior (União-AM) fez um discurso no plenário Ulisses Guimarães sobre a exploração do potássio no Amazonas. O tema terá a dedicação do parlamentar no mandato. Fausto Santos Júnior destacou o potencial e dificuldades da atividade no estado. “Sabemos da importância do setor de fertilizantes para a parte dos agronegócios do Brasil e da ameaça de um país como a Rússia sendo o nosso fornecedor — país que, nos últimos 50 anos, teve a guerra fria, diversas ameaças de guerra, uma insegurança diplomática muito grande. E nós temos este potencial dentro do nosso País, dentro do nosso Estado”, reforçou o deputado.

Fausto lembrou da situação da Potássio do Brasil em municípios amazonenses e fez um apelo para que o Amazonas possa ter celeridade na exploração do potássio na região. “Temos a situação da Potássio do Brasil, que hoje vive um imbróglio jurídico. Faço um apelo desta tribuna para que ele seja resolvido de forma acelerada e que, o mais rápido possível, esta exploração seja iniciada. Sabemos que é preciso um período de cerca de 5 anos, uma vez sendo autorizada esta exploração, para que ela seja iniciada. Também temos um potencial em Nova Olinda do Norte, e esta exploração depende de uma autorização da PETROBRAS”, clamou o deputado federal do Amazonas.


Para o parlamentar, a atividade atua diretamente na geração de empregos. “Estamos falando de uma matriz econômica que pode gerar cerca de 20 mil empregos no nosso Estado, principalmente no interior do estado, e sabemos das dificuldades logísticas e econômicas que se vive no interior do Estado”, finalizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diário do Beiradão agradece seu comentário